O que é ATM?

230810atm_

É a articulação que relaciona a mandíbula (osso do queixo) ao crânio e está entre as mais complexas articulações do corpo humano. Cada vez que se fala, mastiga ou deglute, a ATM se movimenta. As alterações patológicas que envolvem esta articulação podem ser de origem intra-articular ou muscular, ou ainda com a combinação de ambas. Estas alterações recebem o nome genérico de DTM (Disfunção Têmporomandibular), os principais sinais e sintomas desta doença são:

  1. Dor na ATM e/ou músculos da mastigação;
  2. Dor de ouvido;
  3. Dor de cabeça;
  4. Dor na face;
  5. Dor na nuca ou no pescoço;
  6. Ruídos articulares, e
  7. Limitação e desvios dos movimentos mandibulares.

Ela acomete homens e mulheres em igual proporção, no entanto os sintomas são mais graves e intensos nestas últimas, os principais fatores etiológicos conhecidos são: estresse, ansiedade, fatores genéticos predisponentes, fatores hormonais, alterações sistêmicas, distúrbios posturais, problemas específicos de relacionamento entre os dentes e hábitos parafuncionais (bruxismo, roer unhas, mascar chicletes, apoiar o queixo, morder objetos, etc).

Como se trata a DTM?

Existem várias modalidades de tratamento, dentre elas, as mais eficazes são: Uso de Aparelhos Intraorais de uso Descontínuo, normalmente apenas para dormir; Controle Medicamentoso e Fisioterapia.

Para maiores informações consulte o Dr. Anderson Capistrano.