É a articulação que relaciona a mandíbula (osso do queixo) ao crânio e está entre as mais complexas articulações do corpo humano. Cada vez que se fala, mastiga ou deglute, a ATM se movimenta. As alterações patológicas que envolvem esta articulação podem ser de origem intra-articular ou muscular, ou ainda com a combinação de ambas. Estas alterações recebem o nome genérico de DTM (Disfunção Têmporomandibular), os principais sinais e sintomas desta doença são:
- Dor na ATM e/ou músculos da mastigação;
- Dor de ouvido;
- Dor de cabeça;
- Dor na face;
- Dor na nuca ou no pescoço;
- Ruídos articulares, e
- Limitação e desvios dos movimentos mandibulares.
Ela acomete homens e mulheres em igual proporção, no entanto os sintomas são mais graves e intensos nestas últimas, os principais fatores etiológicos conhecidos são: estresse, ansiedade, fatores genéticos predisponentes, fatores hormonais, alterações sistêmicas, distúrbios posturais, problemas específicos de relacionamento entre os dentes e hábitos parafuncionais (bruxismo, roer unhas, mascar chicletes, apoiar o queixo, morder objetos, etc).
Como se trata a DTM?
Existem várias modalidades de tratamento, dentre elas, as mais eficazes são: Uso de Aparelhos Intraorais de uso Descontínuo, normalmente apenas para dormir; Controle Medicamentoso e Fisioterapia.
Para maiores informações consulte o Dr. Anderson Capistrano.