Av. Conselheiro Aguiar, 1472, Sl. 147, Boa Viagem, Recife PE

Diferenciais para pacientes

Infra-estrura diferenciada com sala de reunião e planejamento, estúdio fotográfico, rígido controle de biossegurança.

Tecnologia de ponta com escaner intra-oral e impressoras 3D.

Profissionais altamente qualificados, sua maioria professores de pós-graduação.

Localização privilegiada no coração do bairro de Boa Viagem entre as duas principais avenidas.

Prótese Dental

Diversas são as causas de ausências ou perdas dentárias que acometem parte da população brasileira: causas genéticas, traumatismos, cárie dentária ou tratamentos mal-sucedidos. Apesar da diminuição da ocorrência de cáries nas crianças nos últimos anos, 40% dos idosos brasileiros acima de 60 anos perderam todos os dentes.

A prótese é o recurso que visa substituir um ou mais dentes faltantes, e é capaz de:
* melhorar a estética, devolvendo o sorriso e auto-estima;
* contribuir para a saúde geral, através da mastigação e respiração;
* reestabelecer a fonética.

As próteses dentárias podem ser FIXAS ou REMOVÍVEIS, em relação à forma como são higienizadas na rotina diária pelos pacientes.

As próteses removíveis, possuem menor custo e sua capacidade de trituração é limitada quando se trata de alimentos mais consistentes, pois elas se apóiam sobre gengivas, uma região muitas vezes sensível quando submetida às cargas da nossa mastigação.

As próteses fixas são mais estéticas, confortáveis, e tem maior eficiência para triturar alimentos; elas são higienizadas pelo paciente sem a necessidade retirá-las da boca e sua fixação à cavidade oral se dá através dos implantes ou de dentes naturais localizados próximo às regiões edêntulas. (seria legal linkar isso à página de implantes).

Próteses fixas ou removíveis, apoiadas sobre implantes ou raízes dentárias cumprem o papel de repor desde um único dente ausente até uma arcada completa, a exemplo da prótese protocolo.

A Capistrano Odontologia conta com profissionais especialistas e tecnologia de ponta para avaliação e construção das melhores soluções em prótese dentária.

A Prótese Protocolo é melhor que a Prótese Convencional?
Ambas têm o objetivo de repor todos os dentes perdidos de uma das arcadas, superior ou inferior.

A Prótese Convencional, conhecida por “Dentadura”, é um trabalho removível, isto é, precisa ser retirado da boca para a higiene rotineira após cada refeição, e recobre toda a extensão da gengiva e palato (“céu da boca”), nas arcadas superiores; Por estar apoiada em mucosa, sua eficiência de mastigação é reduzida em relação à dentição natural. A depender da anatomia, isto é, forma das arcadas, sua retenção e estabilidade podem ser críticas durante a mastigação e a fala. Esse tipo de prótese encontra grande aceitação entre os pacientes mais idosos que possuem força mastigatória limitada, ou dependem de cuidadores para sua higiene oral ou têm hábito de consumir alimentos mais macios. De execução simples, a dentadura pode ser, inclusive, executada em domicílio, sem cirurgias.

Já a Prótese Protocolo é um trabalho fixo, cuja higiene rotineira é feita sem necessidade de sua remoção; Todos os dentes da prótese ficam fixos aos maxilares através de implantes. A partir da instalação de apenas 4 implantes já é possível reabilitar uma arcada inteira. Existem muitas vantagens em relação às dentaduras: elas são mais confortáveis e têm uma maior capacidade de trituração dos alimentos consistentes.

Em geral, para aqueles pacientes socialmente ativos que perderam todos os dentes, a melhor escolha será a Prótese Protocolo; ficando a Prótese Convencional como uma segunda alternativa; No entanto, uma avaliação individualizada da saúde e estilo de vida do paciente apontará a melhor opção de tratamento.

Quanto tempo dura uma prótese dental?
A resposta é: depende!
Depende do material escolhido, dos hábitos alimentares e de higiene, da realização de manutenções periódicas e da presença de hábitos parafuncionais como o bruxismo.

A maioria das próteses removíeis duram até 5 anos, e as próteses fixas apresentam, em geral, maior longevidade. Qualquer que seja o tipo, para elas funcionarem adequadamente por mais tempo, elas precisam passar por revisões anuais para identificar e reparar possíveis falhas, polimento, fazer uma profilaxia preventiva (“limpeza profissional”) com desmonte e checagem ou troca de componentes e parafusos danificados ou programar a próxima troca.

Como faço uma prótese dental?
Existem muitos tipos de materiais e modelos de prótese para necessidades diferentes. É essencial passar por uma avaliação com o especialista (protesista, reabilitador oral) que levará em conta uma série de aspectos para lhe ajudar a fazer as melhores escolhas. São levados em consideração elementos como a saúde geral e emocional, expectativas estéticas, idade, hábitos de higiene e padrão alimentar, número e localização de dentes faltantes. São ainda realizadas fotografias e outros exames de imagem e laboratório para complementar o exame físico.

Para tirar todas as suas dúvidas, conte com nossa equipe. Agende agora uma avaliação!